߲ݴý

Jornalista Leonardo Sakamoto ministra palestra sobre democracia e desinformação

Nesta quinta-feira, 9, o jornalista Leonardo Sakamoto realiza a palestra Democracia, tolerância e pluralismo na era da desinformação, às 19h30, no Anfiteatro Marçal de Souza Tupã-Y, na Cidade Universitária. A programação é gratuita, aberta ao público e integra a Semana de Desenvolvimento Profissional, realizada até sábado, 11, em todos os câmpus.

A atividade, promovida pelos Programas de Pós-Ұܲçã em Comunicação (PPGCom) e em Antropologia Social (PPGas) e pelo Curso de Jornalismo, das Faculdades de Artes, Letras e Comunicação e de Ciências Humanas, destaca o esforço global para combate à disseminação de informações falsas. A temática é abordada pelo colunista de política do Uol, doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e professor do Curso de Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Além de ter sido pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York, Sakamoto também é presidente da organização não governamental Repórter Brasil, fundada em 2001 por jornalistas, cientistas sociais e educadores para fomentar a discussão e atuar contra a violação aos direitos trabalhistas e socioambientais.

Para o coordenador do PPGCom, Gerson Luiz Martins, em um mundo cada vez mais digital, a desinformação desafia os princípios de uma sociedade democrática. “Considero que é muito importante para os estudantes da ߲ݴý em geral, não só do curso de Jornalismo, compreender exatamente o que é desinformação. É um tema muito importante neste momento, por N circunstâncias, inclusive, a situação hoje que nós enfrentamos no Rio Grande do Sul, em que circulam muitas mentiras, muitas informações falsas, muita desinformação”, relembra.

O coordenador do PPGas, Antônio Hilário Aguilera Urquiza, destaca que o evento proporciona, aos estudantes de pós-graduação e para o público em geral, a possibilidade de refletir sobre os tempos atuais, a política, a informação e a desinformação. “A Universidade tem papel central na vigilância e defesa da democracia, especialmente mantendo boas práticas internamente de inclusão social e valorização das minorias, combate constante à desinformação e luta em defesa dos direitos humanos e valores democráticos, como a participação e cidadania”.

Para participar do evento e receber a certificação de presença, os interessados devem se inscrever .

Texto: Lúcia Santos