߲ݴý

Judoca paralímpica da Universidade representará a seleção brasileira nos Estados Unidos

Dois estudantes de Mato Grosso do Sul foram convocados pela Seleção Brasileira de Judô Paralímpico para participarem do IBSA Judô Grand Prix, que ocorrerá entre os dias 17 e 20 de maio, na cidade de Tbilisi, Geórgia, nos Estados Unidos (EUA). Os atletas paralímpicos viajam neste sábado, 11. Dentre eles, uma estudante da Universidade que se prepara para a competição.

Para a secretária de Projetos e Eventos Esportivos da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), Edineia Ribeiro, é uma satisfação ver a política de esporte da Universidade ganhando destaque em nível nacional e internacional. “Nos últimos três anos, o reconhecimento do esporte universitário fez com que a ߲ݴý ampliasse o número de estudantes atendidos pelo Programa Bolsa Atleta, bem como pelo edital de auxílio e incentivo à participação em megaeventos esportivos, por exemplo, os Jogos Universitários Brasileiro, campeonatos brasileiros de diferentes modalidades”, destaca.

Uma das iniciativas para fortalecimento do esporte na Instituição foi o lançamento do processo seletivo para atletas de alto rendimento esportivo, pioneiro no Brasil para ingressos nos cursos de graduação no ensino superior público, por meio do desempenho desses atletas em competições no país e no exterior. “Este ano já tivemos a participação do estudante Luiz Aquino no Campeonato Pan-Americano de Taekwondo no Rio de Janeiro. Para a ߲ݴý é extremamente gratificante ter grandes talentos esportivos que podem representar a nossa Universidade para além do Estado de Mato Grosso do Sul. Temos a sensação de dever cumprido mediante os avanços que tivemos no âmbito esportivo da Universidade”, afirma.

A estudante do Curso de licenciatura em Educação Física e atleta paralímpica, Hellen Cordeiro Machado, foi uma das ingressantes pelo edital Pró-Atleta, lançado neste ano, e é uma das judocas paralímpicas que vai para os EUA na última competição da modalidade antes dos Jogos Paraolímpicos. “Eu sei que vai ser bem difícil, mas eu quero ir e tentar trazer um bom resultado. Eu vou dar o meu melhor. Sei que eu estou treinando já faz bastante tempo, então eu quero trazer um bom resultado. Essa é a minha meta, trazer um bom resultado”, disse animada.

O aluno do ensino médio e atleta de judô paralímpico, Gabriel Rodrigues, irá acompanhar Hellen nesta viagem e na competição, para a categoria para cegos totais até 60kg. “Eu estou muito ansioso para vivenciar outro país com a galera da seleção adulta, que é totalmente diferente do clima. Acho que vai ser uma competição de nível bem alto, a galera lá vai estar buscando a última vaga para Paris, então é uma experiência única”, explica.

A técnica Anne Talitha Silva trabalha com Judô Paralímpico desde 2007 e acompanha os dois atletas há cinco anos. “Para os atletas da base que vão nessa competição é mais uma preparação para o próximo ciclo, no caso Los Angeles. Por ser o último evento valendo ponto para Paris, a competição estará muito forte. Porém, para eles será oportunidade de iniciar no cenário”, explica.

No IBSA Judô Grand Prix, os competidores foram divididos em categorias de peso. As categorias femininas variam de até 48kg a acima de 70kg, enquanto os homens competem até 60kg e acima de 100kg. Em 2022, Hellen assumiu o primeiro lugar no ranking nacional da sua categoria, leve J2, destinada a atletas que conseguem definir imagens. 

Em abril deste ano, a Instituição abriu inscrições para o Programa Bolsa Atleta, voltado para estudantes matriculados em cursos de graduação e pós-graduação que possuem desempenho esportivo. As vagas foram disponibilizadas para diversas modalidades, como futsal, lutas, voleibol, basquete, handebol, vôlei de praia, natação, atletismo, esportes com raquetes, jogos de tabuleiro, ginástica, paradesporto, e-sport e breaking. A iniciativa visa impulsionar a representação esportiva de alto rendimento da ߲ݴý em âmbito local, regional, nacional e internacional, além de promover a vivência esportiva dentro da Universidade. Os interessados podem se inscrever até hoje no .

Texto: Elton Ricci

Foto: Arquivo pessoal de Hellen Cordeiro Machado e Anne Talitha Silva