߲ݴý

Seleção de pesquisadores visitantes para atuarem na ߲ݴý

Pesquisadores doutores interessados em atuar no ensino em cursos de graduação e de pós-graduação, por meio de projetos de pesquisas, empreendedorismo e inovação, podem se inscrever para o processo seletivo para pesquisador visitante na ߲ݴý. As inscrições devem ser feitas até 21 junho pelo .

“O edital busca incentivar a inserção de recursos humanos qualificados em áreas estratégicas e prioritárias da ߲ݴý e do Estado de Mato Grosso do Sul. Assim, além de alavancar a qualidade dos cursos, a contratação de pesquisadores visitantes busca fortalecer o intercâmbio na produção do conhecimento científico e na colaboração entre pesquisadores, instituições e redes de pesquisa, que consequentemente é muito importante para o desenvolvimento de pesquisas de excelência”, explica a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Ұܲçã, Maria Lígia Rodrigues Macedo.

Podem participar pesquisadores brasileiros e estrangeiros que concluíram o doutorado há, pelo menos, dois anos, com competência reconhecida, que não tenham atuado como pesquisador ou professor visitante e como professor substituto nos últimos 24 meses em qualquer instituição de ensino e pesquisa pública e federal do Brasil e que não seja servidor da administração direta ou indireta da União. Além dos pré-requisitos, os candidatos devem ter produção científica regular nos últimos cinco anos, identidade cadastrada no Open Research and Contributors Identification, e os pesquisadores brasileiros devem ter curriculum vitae cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq, enquanto os estrangeiros devem apresentar um currículo equivalente.

Para o diretor de Cooperação Científica e Tecnológica, Marco Antonio Mattos, a interação com pesquisadores de nacionalidades diferentes promove o desenvolvimento científico e cultural. “A contratação de pesquisadores visitantes estrangeiros é de grande importância para apoiar o processo de internacionalização da Instituição. É uma maneira de permitir o compartilhamento de experiências, contatos com outras realidades e culturas e também fortalecer a cooperação acadêmica”, destaca.

O processo seletivo prevê as etapas de análises de enquadramento da proposta, de mérito e relevância técnico-científica e resultado final. Cada candidato poderá submeter apenas uma proposta seguindo as orientações do edital e alinhado a uma das nove áreas prioritárias de pesquisa: agronegócio, biodiversidade, bioeconomia, biotecnologia, cidades inteligentes, energias renováveis, saúde humana ou animal, e tecnologias sociais e assistivas.

A jornada de trabalho dos pesquisadores será de 40 horas semanais, com remuneração de R$ 6.356,02 mensais, além de auxílio alimentação no valor de R$ 658. A contratação dos selecionados está prevista para começar no dia 7 de outubro.

Texto: Claiane Lamperth