߲ݴý

Unidade móvel da Fiems oferece testes rápidos para Covid-19 na Cidade Universitária

Mil testes rápidos para diagnóstico da Covid-19 são oferecidos à comunidade universitária por meio de parceria entre a ߲ݴý e a Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul. Servidores e estudantes que apresentem sintomas podem se dirigir à unidade móvel no estacionamento próximo ao Corredor Central. Os testes devem ser realizados entre hoje, 9, e amanhã, 10, das 8h às 17h30. Antes, porém, é necessário preencher o formulário disponível em .

“Estou muito feliz pela Fiems estar conosco e agradeço toda sua equipe que está aqui nesses dois dias fazendo com que a ciência continue a desempenhar seu papel junto à sociedade. A indústria vive junto à educação, à ciência, à inovação, à saúde e ao trabalho, por isso é fundamental termos esse alinhamento estratégico com a Federação e seu grande líder, o presidente Sérgio Longen”, destacou o reitor Marcelo Turine durante cerimônia que deu início à testagem.

De acordo com o reitor, a parceria complementa as ações em desenvolvimento desde o início da pandemia na Faculdade de Medicina (Famed) que, por meio do Laboratório de Doenças Infecciosas e Parasitárias (Labdip), realiza testes de diagnóstico da Covid-19. “Vimos oferecendo testes gratuitos à comunidade acadêmica dentro do projeto Laboratório de Campanha (Labcamp) e, agora, temos mais esse reforço oferecido pela Fiems”, explicou. As atividades do Labcamp também contam com o apoio de servidores e estudantes e da infraestrutura do Instituto de Biociências e Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição.

“Quero agradecer ao reitor e vice-reitora, além dos pró-reitores e comunidade acadêmica, em nome do presidente da Fiems, Sérgio Longen, pela confiança que a ߲ݴý tem depositado em nós nessas parcerias que vimos trabalhando há bastante tempo. Trazer uma unidade móvel de testagem rápida é o mínimo que podíamos fazer para esse início do semestre, pois o papel da ߲ݴý em formar talentos que vêm para a indústria é fundamental”, enfatizou o superintendente do Sesi de MS Régis Borges.

Para ele a conexão existente entre as duas instituições é importante por abastecer as indústrias do estado, principalmente, com o que há de melhor em recursos humanos. “Nossa parceria é muito maior do que a testagem, estamos sempre abertos para trocar ideias e estar mais próximos de nós para conhecer o que temos de inovação e saúde do trabalhador, engenharia e outras áreas. Tenham um excelente retorno às aulas”, falou.

“Estamos com testagem também em Três Lagoas, e quero agradecer o apoio da Fiems, que está somando esforços conosco para um retorno seguro.  Dois anos atrás fechamos a Universidade de forma emergencial e, agora, temos mais esse apoio para voltarmos às nossas atividades presenciais com segurança”, disse a vice-reitora Camila Ítavo que lembrou também sobre a obrigatoriedade do preenchimento do ղôٰ

“Estávamos todos ansiosos para esse retorno. Tudo está indo bem, nossos veteranos e calouros estão felizes em estarem conosco e agradecemos a parceria com a Fiems. Já vimos divulgando e vamos intensificar a testagem para que o maior número possível de pessoas da comunidade acadêmica seja beneficiada”, pró-reitor de Assuntos Estudantis Albert Schiaveto que aproveitou a oportunidade para fazer o teste rápido. “É de importância extrema essa iniciativa. Quando temos medidas de segurança isso garante que consigamos o começo ou final do curso de forma saudável, preservando nossa educação, nosso futuro, nossa profissão. Meus pais são idosos e estamos interagindo com as pessoas mais de perto, então fiz o teste para garantir a segurança de todos ao meu redor”, lembrou a acadêmica do quinto semestre de Jornalismo Gabriela Mansano Gonçalves.

Também participaram da cerimônia os pró-reitores de Gestão de Pessoas Andreia Maldonado, de Ұܲçã Cristiano Costa Argemon Vieira e de Administração e Infraestrutura Augusto Malheiros; os diretores das agências de Tecnologia da Informação e Comunicação Luciano Gonda e de Educação Digital e a Distância Hércules Sandim; o diretor da Faculdade de Medicina Marcelo Vilela e o coordenador do Labdip James Venturini, além de professores, acadêmicos, servidores da ߲ݴý e da Fiems.

Texto e fotos: Vanessa Amin