߲ݴý

Temas em destaque na área de tecnologia são abordados em evento na Cidade Universitária

Entre sexta-feira e sábado, 10 e 11, a Universidade promove o evento Be T3ch, com o intuito de abordar temas em destaque na tecnologia, como ciência de dados, inteligência artificial, engenharia de software e inovação. A iniciativa, que é gratuita e aberta a toda a comunidade, será realizada na Cidade Universitária, no Auditório do Complexo Multiuso 1, em continuidade às atividades do Tech & Invest CG, evento que ocorreu nos dias 8 e 9 de maio, com foco em mentorias para startups.

No dia 10, a partir das 16h, será realizada uma roda de conversa sobre carreiras em Tecnologia da Informação. Já no dia 11, das 8h30 às 18h, serão realizadas palestras sobre o mercado de trabalho. A programação completa e outras informações podem ser acessadas .

O Be T3Ch é realizado pela Faculdade de Computação (Facom) em parceria com a empresa B3 – A bolsa do Brasil, Darwin Startups e o Parque Tecnológico de Campo Grande. A B3 também é parceira da Universidade no programa de capacitação de talentos em tecnologias inovadoras, o Pantanal.dev. Recentemente, doze estudantes da Faculdade participaram de três dias de atividades em São Paulo, na sede da B3, e agora os profissionais da empresa devem participar do evento na Cidade Universitária para apresentar suas experiências no mercado de trabalho.

O diretor da Agência de Internacionalização e de Inovação, Saulo Gomes Moreira, enfatiza a importância de iniciativas em colaboração com empresas para complementar a formação dos estudantes. “Essa é uma parceria muito relevante para a nossa Universidade, pois conecta diretamente estudantes, pesquisadores e a iniciativa privada que apresentam suas atividades e suas necessidades. A parceria com esses profissionais da empresa colabora diretamente com a formação dos nossos estudantes da área da computação”, avalia.

“A parceria público-privada com a B3 deu muito certo nesse objetivo inicial que é a área de formação. Nós sabemos que a tecnologia é uma área que demanda pessoal de qualidade e pessoal de ponta. E isso nós conseguimos com nossos alunos da Facom. Com essas parcerias nós podemos cada vez mais entregar pra sociedade profissionais de qualidade”, complementa o diretor da Facom, Henrique Mongelli.

A partir da parceria com a B3, a Universidade também inaugurou recentemente um espaço próprio para o programa Pantanal.dev. “Inaugurar este espaço demonstra nossa capacidade de fazer a captação de grandes projetos para nossa região. Isso demonstra o aumento da nossa infraestrutura e da capacidade de investir mais em pesquisa científica em cenários que são críticos para o mercado de trabalho, oferecendo oportunidade para os nossos alunos”, destaca o professor da Facom e coordenador do programa, Awdren de Lima Fontão.

Para o estudante de Engenharia de Software, Vinicius Feitosa, eventos como o Be T3ch permitem impulsionar a tecnologia e inovação no Estado. “Enquanto aluno da ߲ݴý, sei o nível de qualidade da formação oferecida, não é à toa que grandes pólos tecnológicos e empresas querem  absorver os egressos. Trazendo mais oportunidades para o MS, podemos aumentar o desenvolvimento no nosso Estado. O evento traz visibilidade e viabilidade para que possamos crescer na nossa região, com foco no ramo tecnológico e de inovação”.

A estudante de Engenharia de Software, Lourdes Oshiro Igarashi, integra a equipe organizadora do evento. Ela, que também participou do Pantanal.dev, enfatiza a importância do evento para sua formação profissional. “Organizar o evento é um grande marco para mim. É o maior desafio profissional que já assumi, consolidei grandes parcerias e contatos assumindo essa responsabilidade e me colocando ao lado dessas entidades, mesmo tão nova. Depois do evento me sinto mais preparada, inspirada e confiante para assumir outros grandes desafios”, avalia.

Texto: Alíria Aristides