߲ݴý

Universidade adquire equipamentos para a Academia Escola avaliados em mais R$100 mil

A Academia Escola ߲ݴý, na Cidade Universitária, recebeu equipamentos para exercícios físicos avaliados em mais de R$ 100 mil. São cinco esteiras ergométricas, quatro elípticos e dois cross over, que devem aprimorar o treino de estudantes, servidores, colaboradores terceirizados e demais usuários da academia.

O reitor Marcelo Turine ressaltou a importância da Academia Escola para a Universidade. “É uma emoção entrar aqui e ver a empolgação dos alunos, nossos bolsistas, atletas, dos professores que estão cuidando do espaço. A gente tem que ter saúde para poder ter um bom estudo, um bom trabalho. Vamos incrementar cada vez mais a nossa Academia, acho que esse é um grande laboratório de práticas esportivas da nossa Universidade e a gente quer investir cada vez nisso”. 

Para o pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes, o investimento no espaço é um incentivo à promoção do bem-estar da comunidade interna e externa. “É um investimento na saúde do servidor, dos alunos, de toda a comunidade. Adquirir cada vez mais equipamentos é um ganho. O pessoal que frequenta agora pode fazer um exercício aeróbico e logo em seguida o seu treinamento de musculação”. 

Para a secretária de Projetos e Eventos Esportivos da Proece, Edineia Ribeiro, a ߲ݴý se tornou uma Instituição pública que promove a prática de atividade física, que incentiva o esporte. “E investir na Academia Escola também é oferecer um ambiente em que os nossos estudantes tenham a oportunidade de vivenciar na prática aquilo que eles aprendem na teoria. Então isso é muito enriquecedor, vai além de um recurso financeiro investido”, disse.

Segundo o professor do curso de Educação Física e coordenador da Academia Escola, Marcelo Gonçalves Duarte, os novos equipamentos permitem um treino mais completo. “A chegada de materiais como esteira e elíptico complementa o treinamento dos nossos usuários. Antes eles tinham um foco maior em força, agora a gente consegue dar um incremento e aliar um treinamento cardiovascular que permite um ganho do cardiorrespiratório, que é tão importante para a nossa saúde”, explica.

O estudante de bacharelado em Educação Física e bolsista da Academia Escola Clair José Correia Filho afirma que o investimento também agrega à formação profissional. “Eu quero atuar com treinamento de pessoas, como personal trainer. Aqui a gente passa a ter uma experiência, uma base em questões como atender as pessoas, como instruí-las da melhor forma possível, a olhar para as limitações das pessoas. É um incentivo a sempre estar buscando estudar mais, e isso é algo ótimo para todo mundo envolvido”.

Atualmente, a Academia Escola oferece 500 vagas por semestre para a comunidade interna e externa, mediante o pagamento de taxa única. As pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica podem pedir isenção de pagamento. Além de musculação, o espaço também tem aulas nas modalidades treinamento funcional e Pilates solo. As inscrições são realizadas em fluxo contínuo e abertas no início de cada mês.

Texto: Alíria Aristides

Fotos: Álvaro Herculano