߲ݴý

Café Empreendedor reúne startups da Pantanal Incubadora Mista de Empresas

Na manhã desta sexta-feira, 19, a Agência de Internacionalização e Inovação (Aginova) organizou um café com empreendedores das startups incubadas na Pantanal Incubadora Mista de Empresas (Pime). O encontro reforçou a importância do empreendedorismo e inovação, em integração com o ambiente universitário. Além de alinhar expectativas e estabelecer novas conexões, a ocasião marcou a graduação da startup Labmol Vet no programa de incubação de empresas.

O reitor Marcelo Turine considerou o momento importante para reunir integrantes da incubadora e parabenizou a startup graduada. “A integração é importante para o desenvolvimento do Mato Grosso do Sul e hoje a Universidade lidera, quando a gente fala em ecossistema de inovação, academia e integração. Nós estamos impulsionando os ecossistemas de inovação. Nosso Estado é um embrião, é um Estado que tem muito a crescer”, afirmou.

O diretor da Aginova, Saulo Gomes Moreira, explicou que o encontro visa promover a conexão, por meio do diálogo entre empreendedores. “Dentro do mesmo ambiente, a gente tem diferentes startups conversando, interagindo em um momento mais leve, disruptivo e que, possivelmente, leva à formação de associações, novas ideias e novas propostas, que são importantes para o empreendedorismo inovador. Além disso, nesse momento, a gente está fazendo a graduação de uma startup que ficou incubada, passou pelo nosso programa e concluiu, agora ela é uma empresa graduada na Pantanal Incubadora Mista de Empresas, que é a Labmol Vet. [A empresa] trabalha com análises moleculares na área de medicina veterinária e ciências animais. Hoje ela é uma empresa consolidada no mercado e com certeza o programa de incubação da Pime apoiou muito e ajudou nessa consolidação”.

“É extremamente gratificante para nós da Pime ver a Labmol Vet alcançar este marco significativo que é a graduação no programa de incubação. Nós pudemos acompanhar de perto o progresso da empresa e sabemos o quão merecedores eles são. Com certeza, é uma empresa que ainda vai crescer muito e só nos enche de orgulho. Esse Café Empreendedor é especial!”, ressaltou a a gerente da Pime, Evelyn Espíndola Cabral Rezende.

O professor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Carlos Alberto do Nascimento Ramos, acompanhou a jornada da startup e foi um dos apoiadores para que a empresa avançasse no  dentro da sua área de atuação. “Eu só queria destacar algumas coisas. A primeira questão importante, e aí remete-se aqui diretamente à Universidade, é que a incubação de empresas na academia não é algo novo. Isso existe desde muito antes de eu ser aluno de graduação, mas é preciso destacar que o nível que a ߲ݴý fez com que a incubação de empresas na academia atingisse tem que ser destacado, porque isso é uma raridade”, ressaltou.

A Labmol Vet é um laboratório veterinário especializado no diagnóstico molecular e imunológico de doenças infecciosas e parasitárias que acometem os animais. “A Pime ajudou muito a gente, a gente literalmente começou do zero, não sabíamos nem como abrir uma empresa, nem como funcionaria um laboratório.  […] Questão de marketing, das mentorias, dos workshops, então abriu a nossa mente para muita coisa. Foi muito válido, e muita coisa a gente tá usando, e eu acredito que por isso a gente tenha o sucesso que a gente tem hoje e eu agradeço muito a todos”, disse emocionada a sócia da startup graduada, que também é egressa do Curso de Medicina Veterinária da ߲ݴý, Jessica Teles Echeverria.

O sócio da startup graduada e egresso do Curso de Medicina Veterinária da ߲ݴý, Rodrigo Leite Soares, também agradeceu pela oportunidade. “Eu só tenho a agradecer a Universidade por esse apoio, a Pime por todo o apoio, seja estrutural, seja de incentivos, às mentorias, os profissionais que buscaram todo esse feedback, esse envolvimento, essa troca parabenizar por tudo isso, por todo esse estímulo ao empreendedorismo. […] O professor Carlos foi um padrinho pra gente, mas a Pime foi uma mãe pra gente, a Universidade também nos deu tudo, então eu espero poder trazer, poder lidar muito com a universidade, a gente vai estar sempre de portas abertas para receber vocês.”

 

Texto: Elton Ricci

Fotos: Álvaro Herculano