߲ݴý

Instituições de Ensino Superior e Governo do Estado assinam acordo de cooperação para promover educação financeira

Na tarde de hoje, 25, foi realizado o lançamento oficial do Programa Uma Nova História para Educação Fiscal do MS, projeto em colaboração entre a ߲ݴý, a Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, o Instituto Federal do Mato Grosso do Sul, a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura e a Secretaria de Estado de Fazenda do Mato Grosso do Sul (Sefaz). O Programa deve disponibilizar R$2 milhões para ações pedagógicas sobre educação fiscal e financeira. A iniciativa é voltada às crianças e adolescentes de escolas públicas do Estado e deve ser executada ao longo de 24 meses.  

“Cada vez mais a gente quer aproximar esses jovens e crianças do planejamento financeiro, da educação financeira. É questão de cidadania saber quanto ganha, quanto paga, é questão econômica. Esse projeto vem para isso, é a construção de uma equipe, de um time de pesquisadores, e tenho certeza que vai ser uma referência para o Brasil”, pontua o reitor Marcelo Turine. 

A assinatura do termo de colaboração foi realizada durante reunião do Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (CRIE-MS).

“Sem investimento não há Estado que avance, não há economia, cultura, educação que avance. Nosso papel é avançarmos em todos os setores que são fundamentais para o crescimento do estado, que também são os de formação inicial, contínua e permanente”, ressalta o  presidente do CRIE-MS e reitor da Universidade Federal da Grande Dourados, Jones Dari Goettert.

O Secretário da Sefaz, Flávio César Mendes de Oliveira, afirmou que o investimento estimula a cidadania e inclusão das crianças e jovens. “Esses cidadãos do futuro serão preparados para que lá na frente nós possamos estar em um estágio melhor no que diz respeito à cidadania, cultura e inclusão. Uma iniciativa que é construída com trabalho, com dedicação, seriedade, a quatro mãos, e mãos de excelência, com certeza só tem uma perspectiva lá na frente que é de sucesso absoluto”, fala. 

“Essa parceria é um retrato do que a ߲ݴý tem feito nos últimos anos, desenvolver ações em conjunto com diversas instituições. É uma Universidade de portas abertas para produzir resultados positivos para a sociedade”, enfatiza o diretor da Agência de Internacionalização e de Inovação, Saulo Gomes Moreira. 

As ações estão sendo desenvolvidas em conjunto com pesquisadores de diferentes faculdades da ߲ݴý. Para a diretora da Faculdade de Educação, Milene Bartolomei Silva, a iniciativa é um exemplo de ação conjunta em prol da educação de crianças e jovens. “É um trabalho colaborativo, é uma grande parceria para que a gente possa desenvolver a educação fiscal nas escolas públicas do nosso estado”, afirma. 

“Esse projeto magnífico de educação fiscal traz a possibilidade para nosso estado de desenvolver a cultura de cidadania, uma nova visão sobre arrecadação de impostos. Traz possibilidade de desenvolver essa cultura desde criança, no ensino fundamental e até ensino médio, envolvendo professores da rede pública estadual que vão ter possibilidade de adquirir esse conhecimento e desenvolver esses conteúdos dentro dos seus cursos e formação das nossas crianças e jovens”, pontua o diretor da Escola de Administração e Negócios, Cláudio César da Silva.

Texto: Alíria Aristides

Fotos: Álvaro Herculano