߲ݴý

Servidor da ߲ݴý é homenageado por contribuição ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

O servidor da Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação Maurílio Mussi Montanha recebeu do Ministério da Educação (MEC), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) uma homenagem por sua contribuição ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A placa foi entregue pelo ministro Camilo Santana e pelos presidentes do Inep, Manuel Palacios, e da Conaes, André Lemos Jorge, nesta quinta-feira, 25, no seminário que celebra os 20 anos do sistema. 

O Sinaes contribui para traçar o panorama da educação superior no Brasil e os resultados podem subsidiar políticas públicas de regulação, supervisão, financiamento e indução da qualidade da educação. “Nenhuma política pública pode ser construída sem metas, dados, resultados e avaliação. Isso nos permite entender melhor as necessidades e os desafios, para trabalhar de forma mais eficaz e promover melhorias”, analisou o ministro Camilo Santana durante o seminário.

Maurílio integra a Comissão desde abril de 2023 e disse ter tido uma agradável surpresa. “Os membros não sabiam que receberiam das mãos do Ministro uma placa de agradecimento pelas contribuições de participação na Conaes e é um sentimento de orgulho em poder levar o nome da ߲ݴý para uma comissão tão importante para o país”, disse. 

Sobre a atuação na Comissão, o servidor ressaltou a oportunidade. “É uma experiência muito rica poder discutir a nível nacional os desafios da avaliação do ensino superior do país com pessoas de notório saber do Brasil. A cada reunião podemos aprender mais sobre a atuação do MEC, do Inep e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Atualmente, estamos passando por várias mudanças nos processos avaliativos e esse foi um dos temas discutidos e apresentados no evento”.

O Seminário de 20 anos do Sinaes é realizado em Brasília com uma programação que iniciou nesta quinta-feira, 25, e termina hoje, 26. O objetivo foi abordar não apenas a história e evolução do Sinaes, mas também inovações e perspectivas para o futuro. As mesas de exposição e debates tiveram transmissão pelos canais do  e do . Além de participar do evento e receber a homenagem, o servidor da ߲ݴý também mediou, nesta manhã, a mesa Acompanhando a trajetória do estudante e do egresso.

O Sinaes foi instituído pela Lei nº 10.861, de 2004, e segue as diretrizes definidas pela Conaes. O Inep é responsável pela organização da avaliação, com um conjunto de instrumentos para analisar aspectos relacionados aos cursos de graduação, às instituições de ensino, ao processo formativo e o desempenho dos estudantes, além da formação dos professores.

Texto: Ariane Comineti, com informações do Inep

Fotos: Arquivo do servidor