߲ݴý

Pantanal Incubadora Mista de Empresas abre processo seletivo para empresas inovadoras em desenvolvimento

A Pantanal Incubadora Mista de Empresas (Pime), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MS), está com inscrições abertas para o processo seletivo do programa de incubação de empresas inovadoras. O objetivo é oferecer às empresas apoio e suporte e infraestrutura física para o seu desenvolvimento. 

Os candidatos devem enviar as suas propostas até o dia 8 de novembro. Todas as inscrições precisam ser feitas exclusivamente na página do, não sendo aceitas as inscrições enviadas por qualquer outra plataforma. Além disso, as empresas precisam seguir os termos determinados no .

Para participar do processo seletivo, as empresas têm que apresentar propostas inovadoras, estar na fase inicial de seu desenvolvimento e possuir CNPJ e Produto Mínimo Viável (MVP) validados. A inscrição deve ser feita por um empreendedor/sócio para ser válida, também é necessário que tenham como objetivo o desenvolvimento de seus negócios e a agregação de valor aos seus produtos ou serviços ofertados.

Segundo o diretor da Agência de Internacionalização e de Inovação, Saulo Moreira, “a busca por empreendimentos inovadores acontece para que as empresas possam se instalar dentro da ߲ݴý e ter acesso a toda a sua infraestrutura, equipamentos e pesquisadores que as auxiliem”.

No ato da inscrição o candidato pode selecionar a modalidade de participação desejada, sendo estas a modalidade não residente, na qual a empresa recebe apoio, mas não utiliza as dependências físicas da Pime; residente de módulo coworking, na qual a utilização da estrutura física será compartilhada e residente de espaço exclusivo. Caso as vagas para determinada modalidade estejam todas ocupadas, as empresas que forem aprovadas serão colocadas em lista de espera.

As vagas estão disponíveis para a Cidade Universitária e para os ߲ݴý de Aquidauana, Chapadão do Sul, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, do Pantanal, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas. As empresas interessadas devem residir no município de um dos câmpus disponíveis ou ter sede em até 150 km da unidade escolhida.

Para a submissão das propostas, as empresas precisarão apresentar o comprovante de CNPJ, modelo de negócios Canvas, sumário executivo com a descrição do empreendimento e o perfil dos empreendedores vinculados e link para vídeo de até 3 minutos com apresentação pitch. Os modelos de negócios Canvas e sumário executivo estão disponíveis no portal da Pime e no SIGProj.

A gerente e responsável técnica da Pime, Evelyn Rezende, descreve a incubadora como uma forma de fortalecer a integração do meio acadêmico com o setor empresarial. “Participar do programa de incubação da Pime é como assegurar um ambiente propício para o crescimento empresarial. Empresas que escolhem essa jornada dão um passo importante em direção ao sucesso. Ao se envolver nesse programa, elas aumentam suas chances de alcançar resultados excelentes. As nossas empresas incubadas recebem orientação da equipe da Pime, têm acesso à infraestrutura da ߲ݴý, além de receberem apoio especializado, criando assim um ambiente favorável para o desenvolvimento do empreendimento e a conquista de objetivos ambiciosos.”

A República das Arteiras foi uma das empresas graduadas no processo de seleção para a incubação de 2023, e através do programa e das oportunidades oferecidas conseguiu estabelecer a sua sede física na estrutura física da Pime. “Estar incubada traz para a empresa outro posicionamento, porque quando você tem uma incubação que é da Universidade Federal, se ganha autoridade em seleções de fora da Universidade. Então, participar [do programa de incubação] foi um salto no nosso funcionamento e desenvolvimento”, declara a fundadora da empresa, Ivani Grance.

As demais informações para a submissão de propostas estão disponíveis no .

Texto: Rebeca Ferro (bolsista da Agência de Comunicação Social e Científica da ߲ݴý)