߲ݴý

Projeto de educação financeira a agricultores familiares recebe prêmio do Conselho Federal de Economia

O projeto Educação Financeira e Empreendedora aos Produtores Familiares pertencentes à Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/߲ݴý) recebeu menção honrosa do Conselho Federal de Economia (Cofecon) no ʰê Paul Singer de Boas Práticas Acadêmicas. A premiação é referente à segunda colocação na categoria Assessoramento de Projetos, na iniciativa que visa a reconhecer e incentivar boas práticas em economia solidária no formato de projetos de extensão e iniciação científica.

A coordenadora da ação na ߲ݴý, professora da Escola de Administração e Negócios (Esan), Luciane Cristina Carvalho, ficou muito feliz com o reconhecimento do trabalho realizado junto aos estudantes. “É gratificante saber que de alguma forma estou contribuindo para a melhora do bem-estar das pessoas. Além disso, é um incentivo para que os estudantes se empenhem nas atividades voltadas à economia solidária e economia criativa”, apontou.

O curso está em andamento desde maio de 2018, mas inicialmente era voltado apenas aos produtores participantes da Feirinha Agroecológica de Orgânicos da Universidade. Ampliado para todos os participantes da ITCP, é realizado após o período da feira, em sala de aula. “Os resultados são refletidos nas ações de quem recebe o curso, ou seja, conscientização sobre o uso do dinheiro, organização e planejamento financeiro.  Percebemos melhor organização nas atividades na feirinha, desde a contagem dos produtos que levam para a venda, para não ter excesso ou falta de produtos”, explicou a docente.

O estudante de Ciências Econômicas, Gabriel Ferreira dos Santos, que atuou no projeto em 2023 produzindo materiais didáticos e reunindo os participantes, concorda que a proposta é muito relevante. “Ter conscientização sobre o uso do dinheiro, e conhecimento sobre organização e planejamento financeiro é importante para todos nós, e em especial aos produtores familiares que o projeto atende. Fazer parte dele foi muito importante para a minha formação acadêmica, pude transmitir os conhecimentos aprendidos durante a graduação e também buscar por novos referentes ao tema”, disse.

“Foi muito enriquecedor poder trabalhar com a professora Luciane e acompanhar o processo de aprendizagem dos agricultores familiares”, declarou a agora egressa Carolina Fumie Sumikwa Yamazakie. Ela também atuou no projeto entre 2022 e 2023 atualizando os conteúdos do curso. 

Desde 2018, outros oito estudantes fixos e mais 10 pontuais já atuaram na iniciativa. O curso foi apresentado no Integra ߲ݴý 2023, possui um onde são postados conteúdos e já foi ministrado também em outros locais e ocasiões, como na Universidade Aberta à Pessoa Idosa e na Semana de Desenvolvimento Profissional da ߲ݴý. A previsão de retorno das atividades é março de 2024. 

Mais informações sobre o ʰê Paul Singer podem ser obtidas . A solenidade de entrega será durante a posse da presidência do Cofecon em 2024, em data e local a serem definidos.

 

Texto: Ariane Comineti

Fotos: Arquivo do projeto