߲ݴý

Segunda noite de cerimônia do ߲ݴý de Aquidauana entrega 75 novos profissionais ao mercado de trabalho

Um dos momentos mais aguardados pelos estudantes do ߲ݴý de Aquidauana (Cpaq) foi cercado de muita emoção, a celebração ocorreu com a participação de familiares, amigos, docentes, gestão e servidores do Cpaq na segunda noite de colação de grau. Graduandos dos cursos de Administração, Ciências Biológicas, História e Licenciatura Intercultural Indígena colaram grau na noite desta sexta-feira, 1. A cerimônia reuniu cerca de 75 concluintes e a solenidade foi transmitida ao vivo pelo canal da .

Durante a solenidade, a vice-reitora Camila Ítavo destacou a sensação de dever cumprido e o início de uma nova fase na vida de cada formandos. “Peço que vocês se lembrem e recordem, querer ser ߲ݴý. Quando foram aprovados na nossa Instituição, os desafios que todos passaram para chegar até aqui. Hoje nossa cerimônia é cheia de simbologia e significados histórico-culturais, pois esta cerimônia marca a passagem de vocês pela nossa ߲ݴý. Neste ano, nós tivemos uma maratona de colações de grau e fechamos o ciclo aqui totalizando 15 colações de grau. E vocês estão aqui, pois não desistiram e persistiram. E peço a vocês que se lembrem dessas três palavras que direi: agradecer, celebrar e honrar. Agradeçam aos seus pais, familiares, amigos e a ߲ݴý, pois não fazemos nada sozinhos. Agradeçam todo o apoio que vocês tiveram durante essa caminhada. Não se esqueçam de celebrar, celebrem suas conquistas, vitórias. A gente marca aquele momento e rememora. E agora vou dizer a terceira que é honrar, honrem a trajetória de vida de vocês, honrem suas escolhas, honrem sua profissão, honrem as empresas que vocês trabalharem. Vejo em vocês grande empatia, o amor de vocês, entre vocês. O respeito a gente não tem dúvidas, que vai além da formação técnica, pessoas que transformam a nossa realidade. A gente aprende acima de tudo, vocês são inspiração para outras pessoas. Com diálogo, respeito, amor, a gente recebe a paz. Aproveitem os bons momentos e sintam-se fortalecidos, brilhem muito. Abram espaço para outros colegas da ߲ݴý. Iluminem os outros. Que vocês brilhem muito, transformem a vida de vocês. Hoje é o dia de festa, é o décimo quinto dia de festa e semana que vem a festa continua, pois vamos receber nove mil estudantes, que virão estudar aqui na nossa ߲ݴý. Que honra estudar em uma Universidade Federal, defendam sempre a ߲ݴý e lembrem-se da importância dela. Nossa Instituição vai completar 45 anos, e vai ser milenar. Não estaremos mais, ela vai estar por que ela é forte. Parabéns a vocês, que brilharam muito por onde percorreram e agora vamos comemorar”.

“Os desafios foram enormes, a ߲ݴý continuou usando suas ferramentas digitais para que vocês continuassem aprendendo e tendo conhecimento. Se esse momento é um momento de conquista, é um instante mágico para cada um de vocês, com sensação de dever cumprido. Para nós significa a mesma realização. Essa conquista é uma via de duas mãos. Desejo a vocês, todo sucesso do mundo e que vocês continuem fazendo parte do Mundo ߲ݴý, que vocês possam continuar vinculados a nós. Que vocês tenham muito sucesso. Sou ߲ݴý, para sempre ߲ݴý”, disse o ó-𾱳ٴǰ de Administração e Infraestrutura, Augusto Cesar Portella Malheiros.

O diretor da Agência de Educação Digital e a Distância, Hércules da Costa Sandim, também destacou a importância de ser ߲ݴý e parabenizou os formandos. “Agradeço a todos familiares, amigos e todos presentes nessa celebração. Agora formados e formadas nos cursos do Cpaq. Primeiro momento do ingresso, com certeza, vocês devem se lembrar como entraram na ߲ݴý. O maior ensinamento é a vivência e a experiência que vocês absorvem de seus mestres, apoiado de seus técnicos. Vocês entraram na ߲ݴý e passaram por um desafio muito grande, que foi a pandemia. Nós da ߲ݴý, só temos de agradecer por vocês terem aceitado e passado por esse desafio. Então muito mais que uma formação, vocês saem como um selo ser ߲ݴý. Hoje vocês saem como formados e outros desafios vão surgir. Vocês vão aprender e adquirir experiência ao longo da sua trajetória. Abracem o futuro com coragem, determinação e otimismo. Este é apenas o começo de uma jornada emocionante, repleta de possibilidades e oportunidades”.

A diretora do Cpaq, Ana Graziele Lourenço Toledo, ressaltou a importância do propósito. “Estamos na segunda e última noite celebrando a colação de grau de vocês. Sejam bem-vindos meus queridos alunos, hoje quero dizer a vocês que o propósito não é algo que se ensina, é algo que se sente. Esperamos que cada um de vocês tenha reforçado seu propósito, e esse propósito não deve estar no cargo ou na posição. Peço que usem esse diploma para unir, edificar e melhorar a cada dia. Pois quem faz o que ama é reconhecido, somos educadores e cientistas, pois não paramos nunca. Sejam humanos de verdade e não humanos fakes. Ser humano de verdade, isso é que faz a diferença. Com o tempo adquirimos maturidade, que nos faz entender que a nossa vida é resultado das nossas escolhas. Nossa ߲ݴý é feita de pessoas. Vocês escolheram estar aqui. Que suas ações impactem a vida de outras pessoas. Pensem que as pessoas se inspirem em vocês e foquem em fazer coisas boas, não se preocupem se as mudanças forem difíceis. Tudo tem seu tempo e hoje é tempo de agradecer, principalmente, as pessoas que participaram com vocês nessa jornada. Obrigada a todos e tenham uma excelente noite”.

A professora Karoline Ferreira Kinoshita Goes, paraninfa do Curso de Administração, representou os professores homenageados. “Hoje à noite é de celebração, precisamos comemorar os anos dedicados aos estudos, não foi um processo fácil, só são merecedores do sucesso aqueles que batalham e aqueles que persistem. E hoje vocês formandos, se mostram mais do que merecedores. Parabéns a vocês e a todos que os incentivaram para chegarem até aqui. Formandos, amem as pessoas de verdade, amar é se doar e ajudar as pessoas alcançar seus objetivos, tenham certeza que vocês não marcaram somente a vida de vocês, mas também deixam sua marca na ߲ݴý. Passamos por vários momentos. A ߲ݴý sempre estará de portas abertas para recebê-los e o estudo não deve parar por aqui. Formandos, desejo muito sucesso a vocês e obrigado por terem compartilhado essa linda trajetória conosco”.

A concluinte em Licenciatura Intercultural Indígena, Ana Rita Cabral Pinto, realizou o juramento durante a solenidade. O formando em Ciências Biológicas, Alessandro Miranda Marques discursou em nome de todos os graduados. “Agradecemos a confiança depositada em nós durante esses anos. Foram muitos momentos compartilhados com essa turma guerreira, somos todos vencedores. Amigos formandos passamos muito tempo juntos dia após dia. Eram dúvidas, opiniões e novos conhecimentos. Grandes segredos e sábios guias nos levando. Era só olhar pra cima e encher o peito de fé e seguirmos em frente. Agradecemos imensamente aos nossos mestres, que nos contemplaram com conhecimento, o melhor presente que poderíamos receber. Esperamos que outros colegas passem pelas mãos de vocês. Hoje já se passaram quatro anos de batalhas, e estamos recebendo hoje o título, que anos atrás era incerteza. E esse certificado mostra, para o mundo inteiro, que somos guerreiros. Muitos aqui irão continuar a construir nosso caminho, os nossos mestres nos preparam para nós seguirmos nossos caminhos. Obrigado aos nossos familiares por todo apoio e por estarem aqui conosco celebrando essa vitória. Muito obrigado. Deus abençoe a todos”.

Texto: Lúcia Santos

Fotos: Reprodução TV/߲ݴý e Rose MaraPinheiro